.
"Jamais ceder,
jamais, jamais, jamais - em nada,
seja grande, seja pequeno, amplo ou trivial
-, jamais ceder exceto a convicções de honra e bom senso.
Jamais ceder à força,
jamais ceder ao aparentemente devastador poder do inimigo." (Churchill)
-----------------------------------------------------------------------------
.
No dia 29 de outubro de 1941, Churchill chegou para uma Conferência na escola de ARROW, na Inglaterra. Trazia seus habituais aparatos – charuto, bengala e cartola. Com grande dignidade Churchill se desfez do charuto e colocou cuidadosamente a cartola sobre o púlpito. Todos permaneciam em silêncio. Todos os olhares estavam fixos no grande líder. Todos os ouvidos estavam atentos às palavras de seus lábios. Churchill olhou diretamente para a ansiosa platéia e, com tom de autoridade na voz, disse:
- Nunca desistam!
Alguns segundos se passaram e, na ponta dos pés, ele continuou:
Nunca desistam. Nunca, nunca, nunca, de coisa alguma, grande ou pequena, nunca desistam, a não ser por causa de convicções de honra e bom senso.
Suas palavras ecoaram com a força de um trovão. Fez-se um profundo silêncio enquanto Churchill estendeu a mão para pegar seu charuto e cartola, firmou-se na bengala e deixou a tribuna sob tremenda ovação. Seu discurso estava terminado.
Esse discurso de Churchill foi sem dúvida, o mais curto e o mais eloqüente da história de Arrow.Porém, ele deixou uma mensagem que todos os presentes lembrariam para o resto de suas vidas. Mantenha-se firme no que você deseja fazer. O maior fracasso é desistir. Nunca desistam, nunca, nunca, nunca!
--------------------------------------------------------------------------
Assinar:
Postar comentários (Atom)
mas que satisfação encontrar essa citação aqui. estudo história na ufrj e me deparei com esta lembrança tão clara de como um homem de visão via o mundo e que bela lição deixou para os jovens do mundo, da sua e da nossa era.
ResponderExcluirAdilson Ramos