6 de abr. de 2010

RIOS VOADORES: AS CHUVAS NO SUDESTE E O DESTAMAMENTO NA AMAZÔNIA

Desmatou-se muito a floresta amazônica e o destamamento continua... Pois é, o que parecia um problema local e com consequências apenas para aquele bioma, nos atinge na região sudeste e diretamente influenciando o regime de chuvas e ocasionando grandes precipitações, como esta que na noite e madrugada atingiu o Rio de Janeiro e que há semanas atingiu São Paul e que, por vezes, castiga, também, o Sul e o Centro-Oeste. Noticia-se, agora, dezenas de mortos e desabrigados, no Rio de Janeiro. É verdade que tem a questão das construções irregulares, o lixo, etc, mas o que ora destacamos é que tem chovido muito e em pouco tempo, causando um colapso (total) nas cidades... Indaga-se o motivo...
Há pesquisas em curso nas quais se coletou amostras de vapor de água na região Norte para se descobrir a origem das chuvas fortes noutras regiões do Brasil.
O projeto tem sido chamado de RIOS VOADORES...
Indica-se que a evapotranspiração (que é a soma da evaporação e transpiração da vegetação e do solo) na região norte contribui para o aumento no volume de chuva no sudeste do país
, pois o vapor da água liberado pela floresta é levado pelo vento.
Ou seja, a chuva que deveria ocorrer na região amazônica acaba sendo deslocada para a região sudeste! Calcula-se que, normalmente, pelo menos 30% das chuvas no sudeste brasileiro venham da Amazônia, em razão dos ventos úmidos do leste que são desviados para o Sul pela Cordilheira dos Andes.
Só que o desmatamento vem alterando essa razão matemática e o resultado é imprevisível e de proporções por vezes alarmantes, como os que as ultimas chuvas nos mostram.
Pois é, o que parecia uma questão remota ainge os grandes centros. Urge que os governos adotem medidas que paralisem já e por completo o desmatamento na região amazônica.

Um comentário:

  1. estudo geografia e estou pesquisando sobre o tema rios voadores e por acaso cai neste sitio da internet. interessante que alguém da área jurídica aborde o tema.

    ResponderExcluir

A partir de hoje, 26.04.2010, introduzi neste blog este espaço para comentários.
Grato pela visita.